Dr. Rath Health Foundation

Responsibility for a healthy world

Wiki-Rath

Como é que os factos nao sao bemvindos na Wikipédia quando voce desafia os interesses do negócio de multi bilioes de dólares da indústria das drogas farmaceuticas

Entre Fevereiro de 2008 e Abril de 2009, ajudado por alguns assistentes solícitos, nós tentámos corrigir alguns dos erros factuais e declaraçoes declaradamente enganosas no Artigo Wikipédia do Dr. Rath. Provou-se ser uma experiencia de “abrir os olhos”.

Em muitas ocasioes os nossos esforços forem revertidos no espaço de horas - e algumas vezes em questao de minutos. Isto aconteceu também quando os nossos artigos estavam completamente consistentes com as regras da Wikipédia, tais como o requisito para ser baseados em fontes seguras, fontes externas com reputaçao e possibilidade de conferir originalidade.

Reivindicaçoes continuam a abundar na internet de que Jimmy Wales, a figura principal da Wikipédia, se encontrou com a pop star star Bono (acima á direita) – um homem conhecido em todo o mundo na promoçao das drogas ARV – e discutindo despejar os editores voluntários da Wikipédia e contratando profissionais em seu lugar (Image credit: Wikipédia).

Por exemplo, a nossa tentativa para equilibrar o preconceito flagrante e as grosseiras imprecisoes factuais na introduçao de artigos – ao incluir mençao do facto de que pacientes com o programa de vitaminas em Silondoloze, Khayelitsha, que receberam vitaminas grátis da nossa Fundaçao, e que testificaram publicamente o seu uso – foi removido pelo MastCell quase imediatamente, apesar de termos usado um jornal Sul Africano respeitável, o Cape Argus, veja a fonte.

Similarmente, a nossa tentativa para fazer mençao da decisao do Tribunal Alemao do – interdiçao explícita um jornal Alemao para alegar/atestar que o Dr. Rath estava a vender vitaminas contra a sida em África – foi removido pelo “mantenha-secalmoecontinue” logo após algumas horas, apesar de termos apresentado um link para as evidencias no Tribunal.

E, numa clara contravençao das próprias regras da Wikipédia relativamente ao uso de fontes fidedignas, a nossa tentativa de incluir uma mençao do artigo notícia publicado pela Agencia de notícias oficiais nacionais da Malásia – que descreveu o Dr. Rath como um “médico e cientista investigador de saúde natural conhecido mundialmente” – foi removido por um editor conhecido como 'Ronz', que reclamou que a referida Agencia é uma “fonte pobre”. A nossa tentativa para reinserir este material, na base de que a citaçao de que a Agencia de notícias nacionais da Malásia como fonte está conforme as regras da Wikipédia de fontes fidedignas, foi novamente revertida, desta vez por um editor conhecido como 'Verbal', no espaço de horas.

Como resultado destas experiencias, nós eventualmente concluímos que um grupo de elite secreta de editors de alto nível da Wikipédia é agora responsável por controlar os conteúdos da Wikipédia, e, mais ainda, que qualquer ediçao feita por pessoas fora deste grupo pode claramente ser revertida.

Significativamente, portanto, constatamos que uma recente e independente pesquisa levada a cabo por Ed H Chi, um cientista que trabalha no Instituto de pesquisa de Palo Alto na California, confirma as nossas conclusoes.

Mas isso nao é tudo, porque, mesmo que tudo acima nao fosse mau de todo, as novas regras da Wikipédia aparentemente requerem que uns tais “experientes editores” precisam concordar com quaisquer alteraçoes feitas em artigos sobre pessoas vivas antes desta informaçao ser posta online. Por outras palavras, os numerosos erros factuais que flagrantemente sustentam o tendencioso artigo da Wikipédia sobre o Dr. Rath será agora oficialmente “protegido” pelos MastCell e Mantenha-secalmoecontinue, que, entre eles, vao literalmente ter controlo total sobre os conteúdos do artigo.

Entretanto, Jimmy Wales, a figura pública da Wikipédia e o seu líder espiritual auto-descrito, continua a fazer tudo o que pode para convencer a opiniao pública mundial de que a sua encyclopedia online é uma “criança independente” da era da internet, gerida por um pequeno exército de voluntários para divulgar a verdade da informaçao independente.

Há muitas provas da falta de rigor na Wikipédia e nós divulgamos só duas.

Para começar, reivindicaçoes continuam a chegar á internet de que Wales encontrou-se com o pop star star Bono – um homem conhecido internacionalmente pela sua promoçao das drogas ARV – e está provado que ele despediu os voluntários editores da Wikipédia e contratou profissionais em seu lugar para manter os seus artigos na Wikipédia.

E, claro, também existe a pequena questao dos mais altos administradores da Wikipédia que alegadamente usaram uma lista secreta de emails para detectarem quem eram as ameaças ao seu poder instituído.

Consideradndo tudo isto, portanto, para uma página de internet que se auto afirma transparente e de se preocupar profundamente sobre a qualidade do seu trabalho, a sua auto proclamada visao – de que o mundo em que todas as raças podem partilhar livremente a somatória de todo o conhecimento – está sem sombra de dúvida absolutamente contraditório com a realidade.